Pão sem Trigo

Receita de Pão sem Trigo – Conheça essa Delícia

Primeiramente, o pão sem trigo está ganhando cada vez mais adeptos no país. Por isso, quem aprecia um saboroso pão de forma, acompanhado de uma xícara de café ou copo de suco em um lanche necessitam prestar atenção no consumo de glúten. Atualmente, esse elemento está gerando cada vez mais problemas de saúde a milhares de pessoas.

Por isso, a opção saudável desse alimento, ou seja, o pão sem trigo surge como excelente oportunidade para não abdicar desse complemento à dieta alimentar. Será que esse também é o seu caso? Então, esse texto foi feito especialmente para lhe esclarecer alguns pontos.

O pão sem trigo bem quente ou em um sanduíche natural frio faz parte da alimentação diária de muita gente. Porque é um lanche muito prático, nutritivo e gostoso para ser feito e ‘devorado’ em um cotidiano cada vez mais acelerado. Conforme os especialistas, essa é uma alternativa que precisa ser saboreada com moderação.

Pão sem Trigo
FOTO: Klaus Nielsen no Pexels

Alergia ao trigo. Por que ocorre?

Desde já, você precisa saber que sentir um desconforto no estômago após consumir cereais, pão ou massa pode representar uma alergia ao trigo. Nessa categoria de alergia, o sistema imunológico reconhece as proteínas de trigo como prejudiciais ao organismo. Assim, quando se consome trigo, o corpo todo reage e solta substâncias químicas, que resultam nesses sinais de alergia.

No entanto, esse problema é mais comum em crianças, que podem superá-lo até a faixa etária escolar. Geralmente, essa alergia não causa consequências severas como outras. Em contextos bem raros, o consumo de trigo combinado com atividade física pode desencadear o chamado ‘choque de corredor’.

Em outras palavras, essa mescla de alimento e exercício resulta em uma reação muito séria e até possível anafilaxia. Um fator do trigo, normalmente, causa esse choque e exige o acompanhamento de um médico especialista.

Receita de Pão sem Trigo

Sendo assim, você quer aprender a fazer uma receita de pão sem trigo? Esse processo é muito simples! Você precisará de polvilho doce, farinha de arroz, sal, fermento, açúcar, três ovos, goma xantana, água e duas colheres de óleo.

Posteriormente, você deve misturar todos os itens secos. Logo depois, insira os itens líquidos e misture tudo muito bem! Depois, coloque essa mistura em uma batedeira por três minutos. Em seguida, ponha a massa em uma assadeira de pão, untada e permita crescer por cerca de 20 minutos.

Depois do pão crescer, esquente o forno por alguns minutos. Coloque o pão para assar por 30 minutos até que fique dourado. Por último, tire a assadeira do forno, desenforme o pão para poder respirar e pronto! Tudo o que você precisa fazer é saborear o seu pão sem trigo!

Benefícios de cortar o trigo do cardápio

Caso você goste de manter o bom condicionamento físico atualmente, já deve ter escutado que o pão sem trigo pode ser um aliado na hora de manter o peso ideal ou perder aqueles quilos extras.

De acordo com profissionais do setor de nutrição, o glúten ainda pode causar uma série de consequências negativas para a saúde e pode ser retirado da sua alimentação diária. Na verdade, muita gente até se depara com uma melhora na qualidade de vida após abdicar do glúten e seus derivados. Por isso, conferiremos mais algumas vantagens de aderir ao pão sem trigo!

Emagrecimento

A eliminação desse item de sua dieta diária pode contribuir consideravelmente para o emagrecimento.

Prevenção da diabetes

Além disso, a ausência desse elemento no seu dia a dia também ajuda a evitar e/ou manter a diabetes sob controle.

Mudança no humor

Algumas pessoas também notam que apresentam um humor muito mais equilibrado com essa alteração.

Foco

A capacidade de manter o foco em alguma atividade acadêmica ou profissional também aumenta.

Mais energia

Muita gente também se depara com um ganho expressivo de energia ao se alimentar adequadamente.

Sono apropriado

Todo mundo sabe que necessita dormir oito horas por dia, mas nem sempre esse período de descanso é adequado. Com essa modificação no seu prato, o repouso noturno se torna muito mais profundo.

Redução nos desconfortos articulares

Quem sofre com desconforto nas articulações pode sentir uma grande mudança ao optar pelo pão sem trigo.

Melhora nas funções intestinais

Vale salientar que o intestino começa a funcionar muito melhor, obtendo uma redução na retenção de líquido. Outro ponto interessante é que muitas pessoas também sofrem muito menos com o refluxo ao trocar o pão convencional pelo pão sem trigo.

Sempre consulte seu médico sobre sua alimentação!

Por fim, uma alimentação com pão sem trigo pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental do seu adepto. Entretanto, essa mudança alimentar precisa ser realizada com a ajuda de um profissional de saúde e acompanhando um cardápio equilibrado. Logo, todos os objetivos podem ser atingidos de modo muito mais rápido, saudável e seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.