Onde Fazer Curso de Confeitaria – Presencial e Online

Onde Fazer Curso de Confeitaria
FOTO: Igor Ovsyannykov no Pexels

Antes de mais nada, o curso de confeitaria existe há muito tempo e permite que pessoas que gostam de preparar pratos possam se tornar profissionais devidamente qualificados neste segmento. Afinal, é imprescindível contar com muita criatividade, talento e dedicação para criar, customizar e preparar receitas.

Além disso, a atuação de um confeiteiro é relevante, visto que impacta o paladar dos seus consumidores, despertando o interesse a partir de guloseimas e demais receitas produzidas. Atualmente, o profissional formado em um curso de confeitaria conta com diversos setores para encontrar emprego.

Por exemplo, ele pode se candidatar a vagas em confeitarias, estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, eventos sociais, entre outros. Nesses pontos, essa pessoa pode desempenhar funções como confeiteiro ou assistente, preparando as receitas ou chefiando uma equipe de profissionais para a produção de verdadeiras delícias.

Então, você deseja saber mais sobre o curso de confeitaria? Vamos lá!

Onde Fazer Curso de Confeitaria
FOTO: Igor Ovsyannykov no Pexels

Porque a confeitaria está em alta?

Atualmente, o segmento de confeitaria é muito amplo, com possibilidades em negócios de pequeno até grande porte, além de chances para gerenciar o seu próprio empreendimento ou dar aulas. Em média, um chefe nesse ramo pode faturar cerca de R$ 2 mil no começo de carreira e passar dos 3500 mil reais, conforme a sua região.

No entanto, o formado em um curso de confeitaria também pode investir em serviços autônomos e comercializar os seus produtos em eventos sociais, corporativos e familiares. Nesse período de crise sanitária, diversos profissionais descobriram maneiras eficientes de atuar de suas próprias residências, vendendo pela internet, realizando cursos ou consultorias.

Vale salientar que essa indústria está em ascensão em todo o país. Contudo, o segmento de eventos está voltando a se aquecer com a flexibilização das medidas e demanda muitos profissionais especializados. Ou seja, a confeitaria fornece inúmeras oportunidades para quem não tem medo de colocar literalmente a mão na massa.

Onde fazer curso de confeitaria?

Como resultado, o curso de confeitaria também aparece em uma posição destaque e com procura crescente. Uma qualificação de alto nível necessita atender a três fatores: uma grande curricular que se alinhe aos seus objetivos, ocorrer em uma instituição respeitada no mercado de trabalho e contar com disciplinas de gestão e administração de negócios.

Normalmente, os cursos para alunos inexperientes possuem 12 meses de extensão. Todavia, há aqueles específicos de aprimoramento ou de criação de novas técnicas, destinados aos profissionais que atuam no segmento. Essas especializações podem variar de apenas alguns dias até meses.

Por isso, esse tipo de curso de confeitaria não possui nível superior e podem ser encontrados em vários centros de formação, em negócios de culinárias ou seminários promovidos por profissionais da área. Portanto, aqueles que contam com interesse em ampliar o seu conhecimento, devem escolher uma graduação em Gastronomia.

Isso ocorre por esse curso ser mais abrangente e fornece técnicas de preparação de receitas tanto doces quanto salgadas. Em média, a duração de um curso não ultrapassa os 24 meses. Todavia, o diferencial é possuir um diploma de ensino superior e mais oportunidades de ingressar no mercado de trabalho.

Dicas para ir bem no curso

Desse modo, o curso de confeitaria pode ser achado nos formatos, presencial, online e híbrido (presencial e online). A duração pode variar conforme os seus realizadores e a quantidade de assuntos abordados. Geralmente, o aluno descobrirá muito mais detalhes para produzir bolos, biscoitos, pães, massa para salgados, trufas, tortas, entre outras receitas.

O preço da mensalidade de um curso de confeitaria também pode oscilar consideravelmente no país, dependendo da região, instituição e proposta de ensino. Assim, dá para realizar cursos gratuitos até que superem os R$ 500. O ideal é se dedicar a um curso que contempla suas áreas de interesse, focar nas lições e colocar todo o conhecimento adquirido em prática e repetir.

Dicas de bolos criativos

Agora que você já conhece mais detalhes sobre o curso de confeitaria, chegou a hora de conferir algumas receitas saborosas de bolos.

Bolo cremoso de caneca

Esse bolo fica pronto para consumo em questão de minutos. Nesse ponto, você preparará porções individuais. O amido de milho dá uma consistência bem fofa ao bolo, enquanto o cacau assegura um gosto diferenciado. No fim, ainda é possível incluir chocolate granulado.

Bolo Piscina de cenoura

Sem dúvida, essa é uma receita simples e muito gostosa. Assim, você colocará tudo no liquidificador e uma cobertura cremosa de sua preferência para fechar a preparação. Essa é uma receita antiga, mas que segue muito prática e gostosa.

Bolo de Prestígio

Certamente, a sua cliente apreciará esse bolo de chocolate com coco que é um verdadeiro clássico para comemorações ou adoçar a vida. Assim, você utilizará amido de milho para a massa e chocolate com coco ralado para a cobertura. Irresistível!

Bolo de leite

Obviamente, você precisará de opções rápidas, acessíveis e saborosas, não é? Então, o bolo de leite é simples, delicioso e preparado rapidamente. É possível adicionar alguns itens em cima do bolo para aprimorar essa receita.

Dicas para vender seus bolos na internet

Atualmente, a internet e as redes sociais despontam como grandes aliadas de qualquer pessoa que deseja comercializar produtos por conta própria. Portanto, o estudante que está prestando um curso de confeitaria e pretende ter um negócio para chamar de seu pode se beneficiar com a criação de perfis específicos, a publicação de fotos chamativas de suas receitas e a compreensão de seu público-alvo. Por fim, realizar a divulgação de seus serviços e produtos para amigos, conhecidos e familiares pelo WhatsApp e Telegram também é extremamente útil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *